Projeto G.A


“APERFEIÇOANDO A LEITURA E A ESCRITA FRENTE ÀS SITUAÇÕES PROBLEMA”

INTRODUÇÃO:

Este projeto será aplicado aos alunos do Grupo “C” (Alunos de 4º e 5º anos), com o intuito de despertar o interesse pela leitura e a aprendizagem das quatros operações matemáticas, sendo elas, a adição, subtração, multiplicação e divisão. O livro “Os problemas da família Gorgonzola – Desafios matemáticos” da autora Eva Furnari, editora Global, 2.004 é interativo, cheio de desafios, pois ensina e estimula o raciocínio. O Projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo, nas disciplinas de Português e Matemática.

JUSTIFICATIVA:

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos. Faz-se  no entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos em despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir,resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

OBJETIVO GERAL:

Compreender e interpretar o que diz o texto de cada problema é o primeiro desafio. É preciso investigar e descobrir o que se quer saber e destacar os dados relevantes para então realizar um cálculo adequado. Socializar e discutir as estratégias usadas pelos colegas também é fundamental, possibilitando refletir sobre maneiras mais simples e econômicas de operar. Ao poucos vão descobrir novos recursos e também perceberão que existem varias formas de resolver um mesmo problema. Assim, organizarão e ampliarão seus conhecimentos, construirão um acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos de situação. É um rico processo que vai sendo construído diariamente a partir das atividades e dos desafios propostos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Português:
·        Estimular o habito de ler.
·        Compreender e interpretar.
·        Despertar a curiosidade.
·        Destacar dados relevantes.
Matemática:
·        Socializar e discutir estratégias.
·        Refletir sobre maneiras mais simples e econômicas de operar.
·        Descobrir novos recursos.
·        Construir um acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos de situação.


METODOLOGIA:

Consiste basicamente na leitura ativa, seguida de momentos para reflexão e elaboração de estratégias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Português:
·        Leitura compartilhada.
·        Leitura colaborativa.
·        Linguagem oral.
·        Linguagem escrita.
Matemática:
·        Operações fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·        Calculo mental.
·        Raciocínio Lógico

RECURSOS:

·        Livro: “Os problemas da família Gorgonzola – Desafios matemáticos”autora Eva Furnari, editora Global, 2.004.
·        Livro digitalizado
·        Pesquisa na internet
·        Data show
·        Folha sulfite
·        Lápis
·        Lápis de cor
·        Giz de cera.
·        Cola
·        Tesoura

RESULTADOS ESPERADOS:

 Que os alunos adquiram o hábito de ler, e que sintam prazer em descobrir os embaraçosos problemas do livro, despertando o raciocínio matemático.

PRODUTO FINAL:

Confecção do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário