“APERFEIÇOANDO A LEITURA E A
ESCRITA FRENTE ÀS SITUAÇÕES PROBLEMA”
INTRODUÇÃO:
Este
projeto será aplicado aos alunos do Grupo “C” (Alunos de 4º e 5º anos), com o
intuito de despertar o interesse pela leitura e a aprendizagem das quatros
operações matemáticas, sendo elas, a adição, subtração, multiplicação e
divisão. O livro “Os problemas da família Gorgonzola – Desafios matemáticos” da
autora Eva Furnari, editora Global, 2.004 é interativo, cheio de desafios, pois
ensina e estimula o raciocínio. O Projeto será desenvolvido ao longo do ano
letivo, nas disciplinas de Português e Matemática.
JUSTIFICATIVA:
Percebemos
que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para
leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola:
vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos. Faz-se no entanto
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer
e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Através da leitura
o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar
os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da
existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido
pensamos em despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a
consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve
perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências
necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.Sabemos que, do
hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno
não sabe pesquisar, resumir,resgatar a idéia principal do texto, analisar,
criticar, julgar, posicionar-se. Assim estimulando a leitura,
faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na
escola, e o que acontece no mundo em
geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
OBJETIVO GERAL:
Compreender
e interpretar o que diz o texto de cada problema é o primeiro desafio. É
preciso investigar e descobrir o que se quer saber e destacar os dados
relevantes para então realizar um cálculo adequado. Socializar e discutir as
estratégias usadas pelos colegas também é fundamental, possibilitando refletir
sobre maneiras mais simples e econômicas de operar. Ao poucos vão descobrir
novos recursos e também perceberão que existem varias formas de resolver um
mesmo problema. Assim, organizarão e ampliarão seus conhecimentos, construirão
um acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos
de situação. É um rico processo que vai sendo construído diariamente a partir das
atividades e dos desafios propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Português:
·
Estimular o
habito de ler.
·
Compreender e
interpretar.
·
Despertar a
curiosidade.
·
Destacar dados
relevantes.
Matemática:
·
Socializar e
discutir estratégias.
·
Refletir sobre
maneiras mais simples e econômicas de operar.
·
Descobrir novos
recursos.
·
Construir um
acervo de procedimentos de cálculos eficientes para resolver diversos tipos de
situação.
METODOLOGIA:
Consiste
basicamente na leitura ativa, seguida de momentos para reflexão e elaboração de
estratégias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Português:
·
Leitura
compartilhada.
·
Leitura
colaborativa.
·
Linguagem oral.
·
Linguagem
escrita.
Matemática:
·
Operações
fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão.
·
Calculo mental.
·
Raciocínio Lógico
RECURSOS:
·
Livro: “Os
problemas da família Gorgonzola – Desafios matemáticos”autora Eva Furnari,
editora Global, 2.004.
·
Livro
digitalizado
·
Pesquisa na
internet
·
Data show
·
Folha sulfite
·
Lápis
·
Lápis de cor
·
Giz de cera.
·
Cola
·
Tesoura
RESULTADOS ESPERADOS:
Que os alunos adquiram o hábito de ler, e que
sintam prazer em descobrir os embaraçosos problemas do livro, despertando o
raciocínio matemático.
PRODUTO FINAL:
Confecção
do livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário